sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O QUE FIZERAM COM AS NOSSAS ONÇAS ?




SOBRE :


A onça-pintada (Panthera onca), também conhecida por jaguar ou jaguaretê, é um mamífero da ordem dos carnívoros , membro da família dos felídeos, encontrada nas regiões quentes e temperadas do continente americano. É um símbolo da fauna brasileira. Os vocábulos "jaguar" e "jaguaretê" têm origem no termo guarani "jaguarete". Na mitologia mais, apesar ter sido cotada como um animal sagrado, era caçada em cerimônias de iniciação dos homens como guerreiros.




PORQUE A EXTINÇÃO ?


A explicação é simples: a onça-pintada depende de ambientes naturais em excelente estado de conservação e onde está presente, normalmente nas proximidades de fazendas de gado, ataca e come os rebanhos. Desta forma, essa espécie de felino, que desde os tempos antigos fascina o homem pela sua beleza, força e misticismo, também pode causar descontentamento e desprezo pelos prejuízos que causa na produção pecuária. Ao considerarmos que o Brasil tem apenas 8% do seu território protegido em unidades de conservação, fica fácil imaginar que se não existirem medidas de manejo que permitam a coexistência da onça-pintada em propriedades privadas, no futuro a espécie irá encarar a extinção. Isso porque nem todas as unidades de conservação no Brasil preservam a espécie e nem todas onde a espécie ocorre são grandes o suficiente para manter populações geneticamente viáveis. Conservar um “predador topo de cadeia alimentar” nunca foi tarefa fácil. A onça-pintada se posiciona no ápice de uma estrutura ecológica complexa, mantendo o seu equilíbrio e também dependendo dele para se manter. Este equilíbrio pode ser quebrado pela interferência humana de forma direta, com o desmatamento, por exemplo, ou indireta, através da caça dos animais dos quais a onça se alimenta. Em ambas as situações, o efeito final sobre a espécie é um só: sua extinção local, seja pela falta de abrigo ou pela falta de alimento. Isso traduz a sensibilidade da espécie a ações humanas sob seu ambiente. Mas, para piorar, a espécie ainda sofre o dilema da predação sobre rebanhos domésticos, principalmente o gado.




" onça-pintada é o maior predador terrestre do Brasil. Antes distribuída por todo território nacional, acredita-se que hoje já foi extinta em, no mínimo, 50% de sua área de distribuição original. "




Um comentário:

GCNMBLblog disse...

super interessante !